Compartilhamento no Whatsapp revela que a Polícia Federal prendeu Van com 152 urnas eletrônicas com 72% de votos para Haddad previamente computados.
A notícia, que começou a circular no dia 05/10/18, vem de encontro ao imenso debate sobre a possibilidade das urnas serem fraudadas. Obviamente que o seu compartilhamento tem sido feito de forma estrondosa através do Facebook e do Whatsapp, mas será que esse relato é verdadeiro?
Leia abaixo o print do Whatsapp e Facebook -
Trecho do boato - " “Acabou de dar na Record,PF prende uma van com 152 urnas eletrônicas,dessas 121 estavam preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72 % dos votos. Repassem urgente,é um golpe contra o bolsonaro e um crime contra seus seguidores” (sic)
Será verdade que a Polícia Federal prendeu Van com 152 urnas eletrônicas com votos para Haddad?
Verificação dos Fatos -
Uma rápida busca pelo Google e descobrimos que de fato houve algumas apreensões de urnas falsas, mas de eleições passadas e nenhuma desse ano.
Em 2002, a Folha de São Paulo noticiou um caso em que a Policia Federal apreendeu em Belo Horizonte e Contagem 66 urnas de votação eletrônica e 20 placas de montagem de simuladores de voto, que estariam sendo oferecidas a candidatos. Nunca ficou esclarecido quais seriam esses candidatos e nem como elas seriam substituídas.
De acordo com a reportagem da Folha, este seria o 3º caso de apreensão de urnas ocorrido nas eleições de 2002. A PF do Distrito Federal apreendeu, NAQUELE ANO, 85 urnas, cinco delas montadas e, também, 83 simuladores em Fortaleza. Na ocasião a PF chegou a deter um comerciante que os oferecia por meio da internet. Fonte Folha de São Paulo
Concluindo, embora no passado tenha ocorrido apreensão de urnas falsas e simuladores de votações, não há nenhuma notícia, nem na Record e nem na mídia em geral, informando que a Polícia Federal prendeu uma Van com 152 urnas eletrônicas com 72% de votos para Haddad.
A notícia é falsa.
0 Comentários