Após uma reportagem do Olhar Digital informando que as pessoas não deveriam fazer testes do Facebook similares ao que mostra a sua aparência se você fosse do sexo oposto, diversas pessoas começaram a publicar vídeos e prints mostrando o que seria, na opinião deles, a invasão de privacidade e até login em suas contas, supostamente, feitos pelos sites responsáveis por esses testes.
Diante de tantas verdades misturadas com mentiras e exageros sobre os perigos de se fazer esses tipos de testes no Facebook, decidimos esclarecer alguns pontos importantes sobre esse assunto.
Testes do Facebook possuem acesso ao seu Login e Senha?
A resposta é não. Assim como ocorre nos joguinhos como Candy Crush, Criminal Case, e tantos outros, que pedem para que você conecte a sua conta no Facebook, esse tipo de ação não dá acesso aos aplicativos à sua senha.
Nesses casos, apenas há a permissão para que eles possam publicar os resultados obtidos nos jogos e testes na sua timeline, mas sempre será preciso que você clique no botão compartilhar, a não ser que, em alguns casos, você tenha marcado um quadradinho dizendo “publicar automaticamente”, que pode ser revertido quando você desejar.
Na minha sessão “Onde você está conectado” aparece lugares diferentes que nunca estive, será que fui hackeado?
Não necessariamente e é muito provável que não. Essa ferramenta de localização do Facebook é imprecisa e depende muito que esteja ativado o sistema de GPS e que o usuário dê permissão para a sua divulgação.
Publicidade:
O problema mais comum que faz com que o Facebook diga que você está conectado em uma localidade diferente da sua, podendo até ser de outro Estado, diz respeito ao seu IP. Provavelmente o Número de Sistema Autônomo (ASN) possa estar, no momento, cadastrado no provedor desta cidade.
O ponto mais importante da seção “Onde você se conectou” – que pode ser acessado em configurações – segurança e Login, ou clicando aqui – é sobre o dispositivo que foi conectado que deve ser reconhecido por você.
Caso você não reconheça o dispositivo, deve, então, clicar em “Não é você” e em “Sair”. Caso se sinta inseguro, troque a sua senha e utilize as ferramentas de segurança extra do Facebook na mesma seção de “Segurança e Login”.
Para evitar esse tipo de problema com a localização errada, você pode ativar os Serviços de Localização para o Facebook:
Para ativar Serviços de Localização para o seu dispositivo Android: Toque em Configurações > Segurança e localização > Localização e Toque na chave para ativar os Serviços de localização.
Para ativar Serviços de Localização para o seu dispositivo iOS: Toque em Configurações > Privacidade > Serviços de Localização e Toque na chave ao lado de Serviços de Localização.
Quais os verdadeiros perigos no uso desses testes de Facebook que aparecem na timelines?
O principal perigo é você clicar em “Entrar com seu Facebook” e ser direcionado para uma página falsa do Facebook onde será pedido que você insira o seu login e senha manualmente. São páginas de Phishing criadas para roubar a sua senha.
Portanto, nunca digite seu login e senha do Facebook em nenhuma página que não seja do próprio Facebook, e não se esqueça, se você já está logado no Facebook, então não precisa digitar novamente a sua senha.
O segundo maior perigo desses testes, diz respeito a captura de seu email, localização, interesses e até número de telefone. Provavelmente, mas não necessariamente, esses dados podem ser vendidos para empresas de mala direta e marketing que encherão a sua caixa de e-mail e SMS com propagandas não desejadas.
É um risco que você corre com qualquer aplicativo, até mesmo naquele seu joguinho viciante, embora a maioria dos aplicativos garantam não usar seus dados, nunca se sabe.
O terceiro perigo dos testes de Facebook é o upload que você faz de suas fotos para poder usar o app.
Eles podem, de acordo com os termos de uso que você não leu, usar suas fotos para compor outros testes de pessoas completamente desconhecida de você. De onde você pensou que vinha aquelas fotos que se mesclam com as suas? Pois é, você pode aparecer como resultado no teste de alguém da mesma forma que alguém apareceu como resultado no seu teste.
Uma dica que podemos dar; é que você revogue o acesso de todos os aplicativos que você não usa a tanto tempo que provavelmente nem se lembra de ter autorizado, indo em > Configurações > Aplicativos > conectados com o Facebook > Revogue o acesso de todos que desejar, e você irá se surpreender com a quantidade deles.
No Facebook, seu nome, foto do perfil, foto da capa, gênero, redes, nome de usuário e número de identificação do usuário estão sempre disponíveis publicamente para pessoas e aplicativos.
Os aplicativos também têm acesso a qualquer informação que você tenha escolhido tornar pública, o que inclui seu nome ou número de identificação de usuário, faixa etária e país/idioma, lista de amigos, bem como as informações que você compartilha com eles. As informações coletadas por esses aplicativos, sites ou serviços integrados está sujeita aos seus próprios termos e políticas.
Concluindo - Apesar dos aplicativos de testes e joguinhos do Facebook não terem acesso a sua senha e login, e você ter um certo controle sobre o que e quando eles podem publicar em sua linha do tempo, eles podem, com o seu consentimento, ter acesso as suas fotos - através do upload que você fez - e as usar em testes de desconhecidos.
Da mesma forma, podem coletar dados aparentemente inocentes, como o seu e-mail, telefone, gostos e interesses e os usar, ou vender para empresas que fazem campanhas de mala direta ou propagandas em geral.
Gostou dessa matéria e deseja receber mais verificações dos fatos, ou colaborar com o Boatos.info mandando suas duvidas? Então clica no botão abaixo e tenha um canal direto conosco no Whatsapp.
0 Comentários