520 mil pessoas pediram desligamento do Bolsa Família - A Verdade

Verdade Deturpada - Circula nas redes sociais diversos memes e textos comemorando o fato de 520 mil pessoas terem se desligado, voluntariamente, do Bola-Família com medo de uma auditoria do Governo Bolsonaro. Toda essa debandada, segundo o boato, teria acontecido em 7 dias.

Claro que a informação gerou inúmeras piadas e ironias por parte do eleitores do Bolsonaro, que diziam que o "Messias" teria feito o milagre de tirar mais de meio milhão de pessoas da pobreza em apenas uma semana de governo.

Acontece que essa história é uma deturpação proposital da verdade. Uma mentira, cujo intuito é fazer as pessoas de tolas, já que não foi criada por blogs de Fake News e nem geram lucros a ninguém.

520 mil pessoas pediram desligamento do Bolsa Família - Boatos

Desvendando a Verdade sobre as 520 mil pessoas que pediram desligamento do Bolsa-Família




Verificação dos Fatos - Nem sempre um boato se baseia na pura e simples mentira.  Muitas  vezes, basta pegar uma informação verdadeira, que dificilmente será checada, e fazer algumas alterações ou omissões de dados importantes, como é o caso que ocorreu com essa notícia de que 520 mil pessoas pediram desligamento voluntário do programa Bolsa-Família.

Uma consulta no site da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social (Ministério da Cidadania), encontramos um informativo, postado no dia 26/12/2018, com o título "Beneficiários podem pedir o desligamento voluntário do Bolsa Família ao melhorarem de vida".

O informativo conta a história da agricultora Maria Cecília Moreira, de 55 anos, que durante anos recebeu um benefício de R$ 150,00 do programa Bolsa-Família, mas que, ao se aposentar, procurou, ela mesma, o setor responsável pelo programa para informar que não precisaria mais do benefício.

O site ainda esclarece que, desde 2003, outras 520 mil e 148 pessoas solicitaram o desligamento voluntário em todo o país. A intenção do site governamental - com a  matéria - é despertar a conscientização das pessoas que já não precisam mais receber o beneficio, para que elas abram, voluntariamente, mão dele, possibilitando, assim, que outras famílias, que realmente precisam, o possam receber.

Acontece, que algum espírito-de-porco decidiu que essa ação tão bacana seria uma excelente forma de, sabe-se lá com qual intenção, enganar as pessoas e, simplesmente, pegou os dados do desligamento voluntário de 520 mil e 148 pessoas desde 2003 (15 anos) e os divulgou como se tivessem ocorrido, todos, durante os pouco mais de 11 dias de governo do Presidente Bolsonaro.

Resumindo - É falsa a informação que mais de meio milhão de pessoas deixaram voluntariamente o Programa Bolsa-Família com medo da auditoria que o Bolsonaro promete fazer no Programa. Esses dados foram recolhidos ao longo de 15 anos do programa.



Não se deixe enganar por notícia espetaculares e que causam espanto, ainda mais no terreno político, se informe antes de sair por aí compartilhando bobagens e fake news!



Nunca mais caia em Boatos - SIGA O Boatos.info no Facebook

Postar um comentário

0 Comentários