Fake News: Bolsonaro está com câncer e Mourão será o Presidente - #fake

FakeNews - Uma thread no Twitter, dizendo que Bolsonaro estaria com um câncer terminal, acabou se transformando em uma grande teoria da conspiração que muita gente está acreditando e espalhando pelas redes sociais.

Antes de mais nada, precisamos esclarecer à alguns leitores o que é uma Thread. Threads ("fio" em inglês) são uma série de diversos tuítes que compõem uma narrativa que não cabe no limite de 280 caracteres.   



Pois, bem a thread da teoria do Bolsonaro com câncer terminal foi publicada no Twitter de @afffmulher e logo replicada e adaptada  no Facebook de Jeferson Monteiro e dali se espalhou indiscriminadamente pela internet. Mas tudo não passa de um apanhado de suposições que esbarra em várias questões que as desmentem.

A verdade: Bolsonaro não está com câncer no sistema digestivo.

Publicidade:




Verificação dos fatos - O texto, que é longo e pode ser lido na integra aqui, possui uma série de fontes e isso facilita em muito o trabalho de checagens.

A Thread começa apontando que:

- Bolsonaro passou mal no dia 08/02/2018 na cidade de Cascavel, no Paraná. De acordo com as fontes, o presidenciável teve um pequeno gastrointestinal devido a algo que ingeriu em São Paulo, antes de ir para a cidade. No hospital, Bolsonaro foi medicado, tomou soro e liberado cerca de 3 horas depois.

O simples fato de estar passando mal por ter ingerido um alimento, não significa se tratar de câncer, mas isso todos sabem.

- Bolsonaro passou mal no dia 13/04/2018 - Dessa vez o mal estar do presidenciável nada teve a ver com o estomago, e sim, pelo fato de ter ficado horas debaixo do sol forte em uma carreata. Mais uma vez a medicação se limitou ao soro para hidratação - Fontes - G1 e O Antagonista

Bolsonaro faz vídeo com sonda nasogástrica em 24/03/2018 (pode ser visto no canal do Youtube de Bolsonaro ou no player abaixo) - Apesar de assustador e ter contribuído para a teoria do câncer terminal de Bolsonaro, essa sonda nasogástrica faz parte do exame de Phmetria Esofágica, onde a sonda é conectada a um pequeno aparelho na cintura durante 24 horas e mede a acidez do refluxo ácido do estômago para o esôfago e para a faringe.

Nesse período, o aparelho registra os momentos em que há refluxo ácido, bem como a sua duração, posições e a relação com os sintomas. Não há necessidade de internação ou sedação. Após esse período a sonda é retirada e as informações gravadas no aparelho são analisadas pelo médico examinador. Fonte Gastro Tech.

A acidez estomacal e o refluxo não significam câncer, e é algo bem comum, mas caso não seja tratada pode evoluir para diversas doenças, como ulcerações, estenose do esôfago (ocorre quando a inflamação se torna grande, dificultando a passagem de alimentos), dismotricidade esofágica (quando o esôfago não consegue fazer os movimentos peristálticos que levam o alimento até o estômago), pneumonia, bronquite e asma (quando o refluxo gastroesofágico é aspirado e vai parar nos pulmões) e pode levar ao adenocarcinoma do esôfago. Fonte - Mundo Educação



- Pastor faz oração na barriga de Bolsonaro no evento pentecostal Gideões Missionários da Última Hora, dia 29/04/2018 - De acordo com o relato do pastor, logo após a fala de Bolsonaro, o pastor que fazia a preleção no momento, Adão Santos, falou que sentia necessidade de orar por pessoas com problemas de estômago. Uma das pessoas que levantou a mão foi o deputado federal, e um dos pastores presentes impôs as mãos.  Fonte - Gospel Mais

Em nenhum momento o pastor fala em cura de câncer,apenas problemas estomacais, como gastrite, ulcera etc e  isso pode ser atestado no vídeo a partir de 8 minutos e 53 segundos abaixo.


Ora, nada mais natural que Bolsonaro indo a um templo evangélico receba uma oração para seus problemas estomacais. Não soa nada estranho e não evidencia a existência de um câncer.

Bolsonaro foi o único sentado durante debate da Band - nada mais falso. Durante o debate da Band, os presidenciáveis se sentaram em diversos momentos. Aliás, é para isso que tem uma banqueta para cada um dos candidatos.



Boulos diz que Bolsonaro estava “dopado” no debate da Band - Boulos faz essa acusação com evidente tentativa de desmoralizar Bolsonaro, mas, em nenhum momento de todo o debate essa tal "dopagem" é percebida, de estranho, como sempre, só a língua presa e boca torta para falar que lhe natural e que todos nos já conhecemos. Na duvida, reveja o debate - https://www.youtube.com/watch?v=9EnJeUKwX_c

A facada, a ausência de colete e a camisa forjada com mancha de sangue. Bolsonaro não usou colete, no dia da facada, porque fazia muito calor na cidade, foi opção dele , fonte R7

A falsa camisa manchada de sangue foi apenas uma jogada de marketing para explorar a tragédia e aumentar a comoção. Flávio Bolsonaro admitiu que se tratava de uma montagem, pois a camisa verdadeira foi jogada fora no momento que o candidato chegou na Santa Casa de Juiz de Fora, porque os médicos tiveram que cortá-la para realizar uma cirurgia de emergência. Fonte MSN Notícias.

O médico do Bolsonaro é um cirurgião referência em tratamentos oncológicos - O médico Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, que atende Bolsonaro, diz que o candidato não tem câncer.

"Ele não tem câncer nenhum. Ele sofreu uma facada, uma tentativa de assassinato", afirma. "Ele nunca teve câncer. Quem escreveu isso é completamente ignorante", complementa. "Agora ele está ótimo. De um modo geral, está indo muito bem", afirma o médico.

Macedo explica que não é oncologista, como diz o falso texto que circula na internet, e sim cirurgião-geral do aparelho digestivo. O médico diz fazer mais de 600 cirurgias por ano e, por conta dessa experiência, foi escolhido pela família para atender Bolsonaro. Fonte G1

E finalmente, a autora da Thread deixa claro que são apenas teorias e que "essa thread não tem nenhum interesse em acusar ninguém de nada. Eu sou apenas uma moça latino-americana que acredita que o ano não é 2018, que Avril Lavigne foi substituída e que o homem não pisou na lua."

Conclusão, realmente a autora da teoria do Bolsonaro com câncer terminal, fez um belo trabalho, mas ficcional, pois, apesar das coincidências, nada indica que Bolsonaro estaria com câncer, se estivesse, fica a pergunta:

Porque Diabos Bolsonaro não está fazendo quimioterapia, será que ele gosta tanto daquele cabelo de Adolfinho, assim?

Mas claro, você pode acreditar que Bolsonaro tem câncer e que a terra é plana, Elvis não morreu e que Walt Disney está congelado.






Nunca mais caia em Boatos - SIGA O Boatos.info no Facebook

Postar um comentário

0 Comentários