Bolsonaro irá trocar padroeira do Brasil a pedido de Edir Macedo - #Fake

Fake News - Montagem fotográfica produz um falso print da Folha de São Paulo informando que, a pedido do Bispo Edir Macedo,  Jair Bolsonaro irá trocar a imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, por ser negra.

Em algumas versões, o texto que acompanha o compartilhamento do falso print, informa, também, que Jair Bolsonaro e o filho Eduardo assinaram o projeto de lei 2623/07, de autoria de Victorio Galli, para a retirada do título de "padroeira do Brasil" de Nossa Senhora Aparecida. Ainda, segundo o texto, Edir Macedo teria pedido que Bolsonaro sancione a lei já em 2019. 

Essa seria uma moeda de troca para que o Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus apoiasse a candidatura de Bolsonaro.

Mentira - Bolsonaro irá trocar padroeira do Brasil a pedido de Edir Macedo

Verificação dos fatos - De fato, o projeto lei 2623/07, de autoria de Victorio Galli, existe, e pode ser consultado no site da Câmara, aqui, porém, o proposta foi arquivada em agosto de 2008 e como Victorio Galli não foi reeleito, não há como a proposta ser desarquivada.

Além disso, o Projeto de lei foi sepultado na comissão da educação por unanimidade, portanto, é óbvio que Bolsonaro não votou favoravelmente ao projeto. 

Também é sabido que  Eduardo Bolsonaro não era Deputado na época, já que somente entrou na Câmara em 2014. 

Eduardo Bolsonaro postou um vídeo no Facebook de seu pai, desmentido que Bolsonaro irá trocar a padroeira do Brasil a pedido de Edir Macedo (aqui) e em seu Twitter (aqui e no print abaixo)


Mas e o print da Folha de São Paulo?

Conclusão - Com tantas contradições e inverdades facilmente desmascaradas, é fácil comprovar que é falso, já que a própria Folha desmentiu na matéria "Não é verdade que Bolsonaro propôs mudar representação de N. Sra. Aparecida.


Nunca mais caia em Boatos - SIGA O Boatos.info no Facebook

Postar um comentário

0 Comentários