A noticia de que o técnico Frances teria dito que a medalha de ouro do Brasil foi conseguida com ajuda de forças místicas, talvez o candomblé, é totalmente falsa e enganou toda a grande imprensa brasileira.
Quando o Brasileiro Thiago Braz conquistou a medalha de ouro no salto com vara, conseguindo um salto de 6,03m, o técnico francês,Philippe d'Encausse, do atleta Renaud Lavillenie que competia contra om brasileiro, deu uma entrevista ao Jornal Le Monde onde afirmou em tom de admiração positiva que o Brasil é um pais Bizarro.
Foi ai que começou a grande confusão do repórter Anthony Hernandez do Le Monde, que usou da interpretação livre da frase do treinador francês para tentar adivinhar o pensamento dele.
Para o repórter, o técnico francês espantado com o salto obtido pelo brasileiro ter chamado o Brasil de "País Bizarro", só poderia ser algo referente a "coisas misticas, o candomblé, talvez".
Depois que o reporter viu que sua interpretação pessoal estava sendo atribuída falsamente ao treinador francês, ele, o reporter, tratou de esclarecer tudo.
O G1 que foi uma das vítimas dos devaneios do repórter do Le Monde, tratou de publicar uma correção explicando o caso:
"CORREÇÃO: A versão original desta reportagem atribuía, erroneamente, ao técnico Philippe d'Encausse a frase sobre "forças místicas, talvez as do candomblé", para explicar a conquista brasileira no salto com vara. A frase é de autoria do próprio repórter do jornal Le Monde, que disse ter feito uma "extrapolação pessoal" da declaração do técnico sobre o Brasil ser um 'país bizarro'. Abaixo, a nova versão da reportagem." ( fonte: G1 )
Outros portais de notícias também fizeram correções e esclareceram o erro : Folha de São paulo , BBC Brasil e Veja.
Concluindo: Notícias falsas podem ser compartilhadas sem intenção por qualquer um, até mesmo grandes portais da mídia. Mas é essencial que quando se descobre a verdade, seja feita uma correção na mesma matéria em que foi feita a notícia falsa. Da mesma forma que toda pessoa que compartilha uma mentira na sua rede social, tem a obrigação moral de compartilhar a verdade quando ela vem a tona.
Faça a sua parte por uma internet sem mentiras, compartilhe a verdade!
0 Comentários