Boato: Ricardo Salles foi envenenado com mamona por "Ecoterroristas" e está no hospital

Fake News : Circula nas redes a falsa informação de que o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles teria sido envenenado com mamona e estaria no HFA - Hospital das Forças Armadas em estado grave.

A simples internação, real, do Ministro Ricardo Salles na noite de Terça-Feira (27) foi mais que suficiente para que as redes sociais começassem a criar boatos e teorias conspiratórias como a que circulou pelo whatsapp e pode ser lida logo abaixo:



Texto do Boato - "Urgente: Nosso valente Ministro Ricardo Salles, foi vítima do "Ecoterrorismo", provavelmente envenenado ontem durante a reunião com os governadores da Amazônia. As evid~encias são de mamona, um conhecido agente utilizado por ataques ecoterroristas.
O ministro passou a noite no HFA - Hospital das Forças Armadas lutando por sua vida. O procedimento foi de protocolo de Guerra, a cambada só larga o osso na base da Baioneta (sic)" - Fim do Texto do Boato.

Verificação dos Fatos - De fato verdadeiro, somente a internação do Ministro Ricardo Salles no Hospital  das Forças Armadas (HFA) em Brasília. O corre que de acordo com relatório médico divulgado na manhã desta quarta-feira, 28, Salles deu entrada no local na noite de terça com quadro de mal-estar, nada relacionado com envenenamento. O seu é estável e não teve intercorrências clínicas durante a noite.

O boletim também informou que Salles não apresentava sintomas no momento quando foi admitido na Unidade de Emergência do hospital mas, mesmo assim, “a equipe assistente optou pela internação hospitalar para a realização de exames de rotina”. Fonte: Veja

Veneno de Mamona -  Apesar de não ter ocorrido nenhuma tentativa de envenenamento do Ministro Ricardo Salles, há vários relatos de uso da ricina (substância da mamona) como veneno letal, principalmente nos EUA,.

A ricina também ganhou fama nos últimos anos por aparecer no seriado “Breaking Bad”, transmitido no Brasil pelo canal AXN. Em duas ocasiões, o protagonista Walt White (Bryan Cranston) - um químico que passa a produzir metanfetamina para garantir o sustento de sua família depois de descobrir que está com câncer - usou o veneno para tentar matar inimigos.

Talvez venha daí a inspiração do criador do boato falso do envenenamento do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles



Postar um comentário

0 Comentários