Boato - De acordo com memes de textos e fotos espalhados nas redes sociais, assaltantes estariam fazendo demonstrações de colchão ortopédico na porta das casas para poderem ganhar confiança das vítimas e entrar nos imóveis. O boato ainda afirma que existe uma mulher entre eles.
A história falsa vem circulando na internet desde 2015 e sofre, ano após ano, pequenas alterações no texto e na foto dos supostos meliantes, assim como, também, é trocada a localidade onde os assaltos estariam ocorrendo.
Ladrões fazem demostração de colchão ortopédico - Falso!
Verificação dos fatos - Em 2015 a versão dizia que 2 homens fortemente armados batiam nas portas vendendo colchão magnético. O caso foi desmentido pelo jornalista e radialista Clilson Junior no site da Rede Click (aqui).
Na matéria, o jornalista esclarece que o suposto golpe dos criminosos disfarçados de vendedores de colchão magnético ou ortopédico que estaria ocorrendo em João Pessoa (PB), teria versões os colocando como atuantes, também, no Paraná, Mato Grosso e Rondônia.
O antigo boato circulava com o meme abaixo:
Recentemente, o mesmo boato, já com a versão mostrada na primeira foto desta matéria, foi desmentido pelo delegado Arthur Reguse, da 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves -RS, de acordo com o site Gazeta RS.
É evidente que todos devemos tomar cuidado com vendedores que batem nas nossas portas, afinal, não sabemos se realmente se trata de um vendedor. O alerta não seria nem um pouco exagerado, ou errado de ser passado como corrente, se nele não constasse fotos de pessoas que nada tem a ver com o caso.
Passar boatos e falsas histórias envolvendo rostos de pessoas que não possuem vinculo com o noticiado é crime e pode gerar processos a quem compartilha, pior, pode ser a causa de linchamento ou morte de pessoas inocentes, como já ocorreu diversas vezes.
0 Comentários