De acordo com um boato que circula na internet, o rosto que conhecemos como Jesus de Nazaré é na verdade de Tommaso Cavalieri, homossexual e amante de Michelangelo. Ainda, segundo o rumor, Michelangelo amava tanto seu amante que decidiu imortalizar o rosto dele no quadro que se tornou o mais representativo de Jesus.
Será que essa história é verdadeira e os cristãoS católicos andaram adorando um quadro de Jesus que na verdade era de um homossexual? A história por trás dessa balela é bastante interessante mas possui pequenos erros, quiçá propositais, que a desmente facilmente.
MENTIRA - Rosto de Jesus é de Tommaso Cavalieri amante de Michelangelo
Verificação dos fatos - Toda essa história envolvendo o rosto de jesus e o suposto amante homossexual de Michelangelo, Tommasso Cavalieri, parece ter começado, segundo o registro mais antigo na internet, no site do Yahoo Resposta em 2010. No site, um membro pergunta, em espanhol, "De quem é o rosto do sagrado coração de Jesus" e obtém como resposta a explicação que alimentou o boato envolvendo Jesus, Tommasio Cavalieri e Michelângelo.
Puro boato, pura patacoada: Primeiro devemos esclarecer que o referido quadro corresponde a uma das muitas versões de "Jesus da Divina Misericórdia" e não do "Sagrado Coração de Jesus".
Na foto abaixo podemos ver o Papa Francisco rezando a santa missa diante da imagem de Jesus Misericordioso nas Jornadas Mundiais da Juventude (2016)
E em seguida podemos ver o quadro original do "Jesus da Divina Misericórdia" pintado por Adolf Hyła (Cracovia,1944).
Reparem que o original da "Jesus da Divina Misericórdia" não possui o "Sagrado Coração de Jesus" que foi colocado posteriormente em uma de suas muitas versões.
Cronologia :
1 - Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em 1475 e faleceu em 1564.
2 - A origem da devoção do "Sagrado Coração de Jesus" se deve as revelações divinas dadas a Santa Margarida Mari nos anos de 1673, 1674, 1675.
3 - A devoção da "Divina Misericórdia" se deve aos delírios escritos em um diário pela freira Faustina Kowalska em 1931.
Assim, não poderia Michelangelo ter pintado nenhum dos quadros referentes a essas devoções católicas, o que pode ser facilmente constatado na lista de obras do famoso escultor e pintor, aqui.
Por outro lado, alguns sites que desmentem boatos estão espalhando uma falsa comprovação que diferencia o rosto de Tommaso Cavalieri e o quadro de Jesus.
Na verdade, de acordo com o The British Museum, o quadro na comparação abaixo é um desenho feito com giz preto por Michelangelo que usou como modelo Andrea Quaratesi, e não de Tommaso.
Mas e quanto a suposta relação homossexual de Michelangelo e Tommasi Cavalieri? Bem, isso é o que dizem as más-línguas, devido aos inúmeros poemas e sonetos que o artista fez para seu discípulo. Pura especulação que nunca foi comprovada além da fofoca.
0 Comentários