Depois de um breve período de tréguas, os virus voltaram novamente a atacar no Facebook, usando notícias falsas e sensacionalistas como iscas, como no caso do suposto vídeo em que o marido traído filma a esposa na cama com o amante.
Ao clicar no link da notícia falsa, o internauta pode ter o seu navegador infectado por scripts maliciosos que republicam a notícia na timeline do infectado e marca seus amigos, iniciando assim, um ciclo sem fim de compartilhamentos e marcações automáticas, sem que o usuário tenha controle sobre isso, até que desative a extensão maliciosa que espalha o malware.
Apesar de ter sido dado aqui como exemplo de virus que infecta o Facebook, o vídeo em que o marido traído filma mulher com o amante, por ser o mais atual, é perfeitamente possível que a isca mude ou que tenha mais variações sendo espalhadas nesse momento. Mas a forma de remover o virus do Facebook é a mesma, e bastante simples, não precisando nenhum conhecimento extra.
Como remover virus do Facebook através dos navegadores.
Google Chrome
1 – Abra o navegador e digite chrome://extensions/ na barra de endereços.
2 – Remova todas as extensões suspeitas instaladas, clicando no ícone em formato de lixeira ao lado da descrição da extensão.
Internet Explorer
1 - Abra o navegador e selecione a opção "ferramentas" posicionada no canto superior direito do programa.
2 - Clique em “Gerenciar Complementos”, localize a aba “barras de ferramentas e extensões”, selecione extensões suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.
Mozilla Firefox
1 - Abra o navegador e clique no menu principal.
2 - Localize no canto superior direito a opção "complementos", clique em "opções" e remova todas as extensões suspeitas, clicando no botão desativar.
Permissões de aplicativos no Facebook
Independente do navegador usado pelo leitor, também é recomendável que sejam revistas todas as permissões concedidas a aplicativos de terceiros que possam postar em nome do dono do perfil. Para revisar as permissões de aplicativos, clique nesse link e remova todos os aplicativos suspeitos ou que você não lembrar qual a sua finalidade.
Como evitar ser marcado nas postagens maliciosas
O ideal é que nas configurações de privacidade esteja habilitada a opção que permite a análise prévia antes que o conteúdo seja publicado. Para habilitá-la, siga os passos abaixo:
- Acesse o perfil no Facebook, clique no ícone em formato de cadeado e após na opção "Configurações". Ou se preferir, nesse link.
- Clique na opção privacidade, edite a permissão que corresponde a quem pode postar na linha do tempo do seu perfil. Deixe apenas a opção "somente eu".
- Ative a análise das publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha de tempo.
0 Comentários